Hoje eu vou falar um pouco sobre a missão e o trabalho da direção executiva no Grupo Rodoxisto. Ela é uma função que lida com um conjunto de atividades variadas e muito interessantes.
Tratando com as pessoas internas e externas, ela ocupa-se com
assuntos societários, assuntos jurídicos e judiciais, assuntos financeiros, incluindo recebimentos, pagamentos, margens, receitas e gastos, assuntos contábeis, tributários e comerciais da operação, e também assuntos da identidade, imagem e reputação do Grupo o que envolve marketing, e da organização e do funcionamento dos setores o que envolve aspectos administrativos e de recursos humanos.
Um dos pontos importantes que a direção executiva se encarrega é ativar o planejamento estratégico, elaborar o plano anual e acompanha-lo, mobilizando os times para estarem com ele no horizonte. Isso deve ser feito alinhando as expectativas dos fundadores da empresa, para que ela traduza na prática os valores, as condutas e as conquistas que eles almejam.
É a direção executiva que deve pensar e realizar alternativas que resultem em segurança, conformidade e sustentabilidade para o Grupo, além do seu crescimento. Ela também envolve-se com projetos e implantação de novos negócios, novas marcas e melhorias que tragam a sinergia necessária. O tempo inteiro ela avalia o que foi realizado e o que foi planejado, adaptando a execução com os objetivos traçados.
Por isso, outro ponto importante é o alinhamento com todos os outros gestores nas suas diversas áreas e níveis de responsabilidade. Eles possuem diferentes perfis, estilos, equipes e maneiras de trabalhar e é preciso compreender cada uma delas, facilitar, destravar, nortear, definir, explicar, negociar, apoiar, incentivar ou inibir o que for preciso para o bem do Grupo.
E um outro ponto importante na função da direção executiva é tratar as urgências e demandas do funcionamento que ocorrem no dia a dia. Evitando atrasos, demoras, erros, falhas, melhorando processos, comunicação, organização e o trabalho de todos, tudo isso cumprindo um orçamento e dentro das possibilidades da empresa.
A direção executiva tem a honra de representar os proprietários junto aos colaboradores, aos fornecedores, aos clientes e aos parceiros, e todos os dias precisa ter resiliência, perseverança, discernimento e foco, jamais pensando somente em si mas em todos que fazem o Grupo Rodoxisto.