NOVO TIPO DE DIESEL É APROVADO PELA ANP PARA USO NO BRASIL
O novo tipo de diesel que recebeu autorização para uso no Brasil tem a sua composição a partir de matérias-primas renováveis, derivadas de gorduras com origem animal e vegetal e etanol.
Conhecido como diesel verde, a sua produção e uso foram autorizados pela Agência Nacional do Petróleo, gás natural e Biocombustíveis (ANP). O estudo, que tem como objetivo analisar o impacto regulatório pelo uso do “diesel verde”, o novo biocombustível, foi realizado pela ANP.
Disponíveis para consulta pública, os dados mostram que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis recebeu 242 comentários e sugestões relativas à minuta original. Ainda de acordo com a resolução que trata da especificação do diesel verde, foi definido que ele será destinado para uso em veículos dotados de motores do ciclo diesel.
Uma prova da relevância do tema é a dimensão e caráter histórico.
A audiência pública foi realizada de forma virtual, no dia 17 de setembro de 2020, chegando a ter duração de quase oito horas. Essa aprovação é um grande avanço, pois, a partir dela, será permitida a expansão do uso de biocombustíveis.
Atualmente ainda não existe prazo para a produção do diesel verde em território nacional, mas, na publicação, informa-se sobre a permissão para que o Brasil seja incluído no rol de produtores internacionais de combustíveis avançados, que é composto por países como: EUA, Itália, Finlândia, Singapura, Suécia, Espanha, China e França.
Além disso, a expectativa é de que, com a regulamentação do diesel verde, também se viabilize a produção e comercialização do bioquerosene de aviação, que, inclusive, já foi regulamentado pela Resolução ANP nº 778, de 2019. Vale ressaltar que a produção de biocombustíveis como esse é um meio para gerar diferentes tipos de combustíveis em um mesmo processo.
Gostou da leitura sobre a o novo tipo de diesel aprovado pela ANP
Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog
Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram e Facebook.
FONTE: https://blogdocaminhoneiro.com/2021/05/anp-aprova-uso-de-novo-tipo-de-diesel-no-brasil/