Nova lei de trânsito relacionada com ciclistas entra em vigor no mês de abril
A lei 14071/20 altera o Código de Trânsito Brasileiro e entra em validade neste mês.
O ciclista que for ultrapassado por um veículo que não reduzir sua velocidade de forma compatível com a segurança no trânsito estará protegido por esta lei, que aumentará a gravidade da infração para o condutor.
Antes, a infração era considerada grave e, a partir do dia 12 de abril, será classificada como gravíssima. Sua multa será aumentada de R$ 195,23 para R$ 293,47. Ela consistirá em: “Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista é infração: gravíssima.”
Eliane Pietsak, especialista em educação no trânsito, afirma que, apesar de a infração existir, a sua fiscalização é quase inexistente. Ela acredita que a solução seja educar os condutores a respeito para terem um cuidado necessário com os ciclistas.
Em torno de 13 mil ciclistas já perderam a vida no Brasil nos últimos 10 anos, conforme a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Essas mortes estão concentradas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esses dados foram coletados do Ministério da Saúde.
Pietsak também afirma que “Quando o cidadão está dirigindo, muitas vezes desrespeita o espaço do ciclista, sem levar em conta sua fragilidade. Quando larga a armadura que o veículo proporciona e pega uma bicicleta, volta a sentir na pele a fragilidade do ciclista: reclama, disputa espaço e entra em conflito com motoristas. Apesar disso, depois que retoma o papel de motorista, rapidamente volta a desrespeitar os ciclistas”.
Para ela, cada pessoa tem objetivos e necessidades divergentes, transformando o trânsito em um ambiente conflituoso. Colocar-se no lugar do outro é a melhor maneira para se criar um ambiente de respeito e empatia com os outros.
Os ciclistas também devem respeitar a legislação a fim de aumentar a segurança no trânsito. Eles precisam andar somente em ciclovias, ciclofaixas ou borda de pistas. Lembrando que é proibido transitar em calçadas. Além de precisarem ter a sinalização noturna em dia.
Respeite a nova lei de trânsito relacionada com ciclistas
Fique por dentro das notícias aqui no nosso Blog
Nos acompanhe nas nossas redes sociais Instagram e Facebook.