Transporte rodoviário: o que mudou em 2024

Em 2024, importantes mudanças nas regulamentações do transporte rodoviário impactam frotistas, caminhoneiros e empresas de logística. Novas leis abordam normas ambientais, de segurança e de trabalho, exigindo adaptações para evitar penalidades.

As principais atualizações incluem:

Seguros: transportadores devem contratar três tipos de seguros de carga, como RCTR-C e RC-DC, que devem ser integrados ao Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Segurança: a partir de 2025, novos veículos comerciais precisam ter itens de segurança, como controles de estabilidade e luzes de condução diurna.

Normas Ambientais: caminhões novos devem atender à oitava fase do Proconve, reduzindo significativamente as emissões em comparação com normas anteriores.

CNH: exames psicológicos e toxicológicos agora são obrigatórios para todas as categorias de motoristas, além de novas regras para a validade da CNH.

Leis Trabalhistas: a Portaria nº 612/2024 estabelece exames toxicológicos periódicos e regulamenta a jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Com tantas mudanças, a gestão de frotas requer planejamento estratégico, treinamento contínuo e manutenção rigorosa para garantir a conformidade e otimizar operações. A Texaco oferece soluções completas para auxiliar nesse processo.

Beatriz Barbosa

Leia também

Transformando a logística de hortifrúti para um novo perfil de consumidor.

desenvolvimento ecônomico

Do campo à mesa: desafios e inovações no transporte de hortifrúti no Brasil.

caminhão

Rodoxisto: 28 anos de estrada, crescimento e propósito.

Você sabia?

Os desafios do mercado de caminhões em 2025.

caminhão

Pedágios brasileiros e suas mudanças

Novidades

Rotatividade de estoque no transporte de perecíveis

Transporte