Você sabe como funcionam os caminhões com emissão zero?
Atualmente, a preocupação com o futuro envolve diretamente a preocupação com o meio ambiente. Pensando em um desenvolvimento sustentável, diversas montadoras investiram na criação de caminhões que não emitem poluentes. Os automóveis são projetados pensando especialmente na preservação da natureza e são alimentados por baterias e células de combustível de hidrogênio.
Os caminhões “ecológicos” movimentam-se a partir de um processo nomeado Redução Catalítica Seletiva. Neste processo, ocorre a conversão de óxidos de nitrogênio pela injeção de uma substância conhecida como Arla 32, produzida à base de água. Ela fica armazenada no escapamento do veículo e, por isso, possibilita o tratamento dos gases liberados pela queima do combustível. O produto desse tratamento é a liberação de nitrogênio e vapor d’água para a atmosfera, substâncias que não prejudicam o meio ambiente.
Para que os caminhões pesados pudessem aderir a esse sistema, adaptações foram realizadas em veículos-teste, já que o conceito do caminhão com emissão zero é muito recente. Tais adaptações incluem um tanque para a substância Arla 32 e uma bomba de sucção da substância; injetor, sonda e filtro acoplados ao escapamento e um ponto de controle que conecta o motor ao catalisador. Tudo isso para que a quantidade de gases poluentes e resíduos tóxicos liberados pela queima de combustíveis fósseis fosse zerada.
A vantagem dos caminhões com emissão zero é, principalmente, a solução oferecida ao meio ambiente. Além de evitar a poluição da atmosfera, os veículos são silenciosos, pois os motores não funcionam movidos por combustão, o que também evita a poluição sonora das grandes cidades. O custo-benefício a longo prazo também agrada, uma vez que a utilização de energia alternativa reduz os gastos com o abastecimento tradicional. Desde janeiro de 2012 há no Brasil uma norma que exige a baixa emissão de poluentes por motores movidos a diesel e as montadoras têm se adaptado desde então. Nos Estados Unidos, a Califórnia já determinou que os caminhões devem abandonar totalmente o uso de diesel até o ano de 2045. A lei estabelece, ainda, que todos os caminhões vendidos no estado americano deverão ter zero emissão de gases poluentes.
Quanto ao abastecimento dos veículos, no Brasil, enquanto ainda não há distribuição em larga escala da Arla 32, a substância serve como filtro dos gases emitidos pela queima do novo diesel S-10 – diesel com dez partículas de enxofre por milhão e vendido em postos de gasolina desde 2012.
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